Pesquisar este blog

sexta-feira, 6 de fevereiro de 2015

Décadas de 1770, 1880, 1990?


Quando assisto a telejornais ou leio matérias referentes a determinadas épocas, percebo que muitos jornalistas utilizam os termos “década de 1770”, “década de 1880”, “década de 1990”, e assim por diante, na referência a datas. Acredito que a percepção desse fato não seja um incômodo apenas para mim, mas também alguém que aprecie o bom Português, tanto falado quanto escrito.

Se bem me recordo, a Professora Vanise Macedo, colega literária, que gentilmente revisou este texto, havia comentado algo a esse respeito quando revisou meu primeiro livro O Escritor, fato que aconteceu antes do novo acordo ortográfico. A profissional foi categórica e manteve sua posição quanto ao fato, dizendo que tais expressões são erradas, sendo o mais acertado dizer “década de 70 do século XVIII”, “década de 80 do século XIX”, “década de 90 do século XX”, ou “década de 90 do século passado”, uma vez que estamos nos referindo a uma década em particular e, não, a um ano.

Ora, claro que Português não é Matemática, mas atentemos para a lógica: estamos no ano de 2015, certo? Ponto pra você! Então, seria acertado eu dizer “década de 2015”? Claro que não! Outro ponto pra você! Logicamente, “década de 2010” está errado, uma vez que o numeral “2010” refere-se a um ano específico. Concordo com a Professora Vanise Macedo em gênero, número e grau.

E quanto a vocês, caros seguidores-leitores, o que acham?

Grande abraço a todos!

Fábio da Silva

Nenhum comentário:

Postar um comentário