Pesquisar este blog

terça-feira, 1 de setembro de 2015

HOTÉIS PARA AMANTES DE LIVROS (PARTE 1)

De Harry Potter a Crime e Castigo, fizemos uma lista com os hotéis temáticos espalhados pelo mundo que agradam a todo tipo de leitor. Algum deles tem a sua cara?

LIBRARY HOTEL, EM NOVA YORK (EUA)


Vamos começar a lista pelo Library Hotel, que fica em Manhattan, perto da Biblioteca Pública de Nova York, num charmoso edifício do século passado. Este talvez seja o mais famoso dos hotéis literários e considerado paraíso dos amantes da leitura, já que o lugar possui mais de 6 mil livros, espalhados nos quartos, no lobby e em outras áreas comuns.
O hotel tem dez andares e cada um é dedicado a um grande tema – arte, filosofia, linguagem, etc. Cada quarto, por sua vez, refere-se a um tópico dentro da categoria. Já deu pra notar a brincadeira, né? O hotel é organizado como uma grande biblioteca e a divisão segue um método de classificação chamado Sistema Decimal Dewey.


Alguns escritores como David Baldacci, John Grisham e Erica Jong já se hospedaram por lá. Os quartos levam nomes como Quarto das Biografias, Quarto do Design de Moda, Quarto do Amor e Quarto da Astronomia.


Na entrada principal, o visitante pode se deliciar com as placas de bronze com citações de livros (são cem no total). Há ainda uma Sala de Leitura, um Jardim da Poesia e um lounge chamado Refúgio do Escritor, onde são servidos drinques com nomes ligados à literatura durante a noite.

299 Madison Avenue, New York City 10017, próximo à Biblioteca Pública de Nova York e ao Bryant Park

Estações de metrô próximas: linhas B-D-F-V-M-4-5-6-7 e linhas de ônibus da 5th Avenida

Faça um tour virtual pelo hotel


POUSADA LITERÁRIA, EM PARATY (RJ)


O representante brasileiro dessa lista fica no litoral fluminense, mais precisamente no centro histórico de Paraty. A cidade já é conhecida pela atmosfera literária por causa da FLIP (Feira Literária Internacional de Paraty), que acontece há 13 anos.


A Pousada Literária fica num casario colonial restaurado, projetada pelo escritório Jacobsen Arquitetura. O destaque fica por conta da biblioteca, com livros escolhidos pelo curador da FLIP. Para os hóspedes que preferirem a leitura no conforto do quarto, todas as suítes tem um cantinho da leitura com livros que podem ser escolhidos de acordo com a preferência do cliente através do cardápio de livros.


A Livraria das Marés também é outro atrativo. Está situada em um casarão vizinho à pousada, conta com mais de 4 mil livros e é atrativo cultural da Pousada Literária.

Rua Ten Francisco Antônio, 362, Paraty, RJ

+55 24 3371.1460 / +55 24 3371.1568


Visite o site


QUARTO DO BATMAN, NO HOTEL EDEN, EM KAOHSIUNG (TAIWAN)


Que tal a experiência de passar uma noite num quarto temático do Batman? Se você for a Taiwan, isso pode acontecer. Não chega a ser uma mansão Wayne ou uma bat-caverna, mas a experiência parece ser divertida.


O Hotel Eden, na cidade de Kaohsiung, montou um quarto temático do herói de Gothan, com cama, banheira e até paredes imitando a bat-caverna. A TV também leva o famoso símbolo do homem-morcego.



No. 1685, Yucheng Road, Gushan District, Kaohsiung City, Taiwan 804

Visite o site


Nenhum comentário:

Postar um comentário